Ganhe R$15 OFF em sua primeira compra. Use o cupom
BEMVINDO
cabo de rede
Como você já deve ter visto por aí, existem vários modelos de cabos de rede disponíveis no mercado. Mas qual você deve optar e qual a diferença entre cada um deles? Você sabe responder? Caso não saiba, fique tranquila, pois nós da lojasmel separamos aqui e vamos te explicar melhor sobre cada um. Confira só:
Antes de mais nada, vale a pena esclarecer que a nomenclatura "CAT" vem de categoria. Ou seja, nesse caso, CAT5 seria categoria 5. Em termos práticos, esse modelo é mais antigo e o mais lento entre os demais. Esse modelo atinge taxas de transferência de no máximo 100 Mbps.
Já o CAT5e, apesar de aparentar ser o mesmo modelo, tem um diferencial. O "e" no final de seu nome vem de enhanced que, traduzindo para o português, significa aprimorado. Portanto, essa é uma versão mais recente e melhorada do cabo que comentamos anteriormente.
Desta forma, este acaba sendo uma opção mais rápida, alcançando até 1000 Mbps. Além disso, causa menos interferência e perda de sinal, quando comparado com seu antecessor. Geralmente, essa é opção que você irá encontrar com mais facilidade e que vai te entregar um melhor custo-benefício.
Avançando um pouco, o CAT6 conta com uma mudança significativa. Este modelo vai te permitir atingir uma velocidade ainda maior: até 1 Gbps. Contudo, isso acaba acarretando em um cabo mais grosso e menos flexível que o modelo anterior.
Se você necessita alta velocidade de transmissão e conta com cabeamento de mais de 10 metros, essa é a opção ideal para você. Esse modelo é mais indicado para empresas, por exemplo!
Com uma letrinha no final do nome, essa tem um significado similar ao "e" no CAT5e. Mas, no caso do CAT6a, o "a" vem de augmented. Traduzindo para nossa língua, chegamos em "aumentada". Ou seja, esse modelo conta com um aumento no alcance, permitindo transferência de até 10 Gbps por segundo em instalações de até 100 metros.
Indicado para os casos em que o cabeamento irá passar por perto de fios de eletricidade, o CAT7 conta com maior espessura e rigidez quando comparado com os modelos mencionados anteriormente. Isso pode causar impasses na instalação de determinados locais, já que seu diâmetro impede uma grande torção. Por conta disso, a blindagem acaba necessitando ser aterrada.
Por último, mas não menos importante, o CAT8 consegue ter velocidade de transmissão que se aproxima da fibra óptica, atingindo 40 Gbps de distância de até 30 metros.