Ganhe R$15 OFF em sua primeira compra. Use o cupom

BEMVINDO

Whatsapp

Bicicleta

bicicleta

Filtros
Subcategoria
Marca
Faixa de Preço
12 Produtos

Dicas para ensinar seu filho a andar de bicicleta

Apesar de a gente nunca esquecer como andar de bicicleta, o começo não é fácil. É preciso eliminar o medo e aumentar a confiança. A criança tem medo de não conseguir, de cair, de errar. Uma pessoa de confiança saberá lidar com esse sentimento da criança e, assim, ela poderá dar as primeiras pedaladas.

É por isso que a bicicleta é uma ferramenta importante no fortalecimento das relações familiares. E pode ser uma experiência única para ambos. Para criar essa memória afetiva, é importante ter o equipamento ideal, ou seja, a bicicleta ideal, aquela que vai eternizar o momento.

Escolher uma bike do tamanho adequado à criança é o primeiro passo. Uma bicicleta muito maior aumenta a sensação de insegurança, e queremos evitar isso!

Bikes de aro 12 são indicadas para crianças de dois a cinco anos. Por sua vez, as com aro 14 são para crianças de quatro a seis anos.

Depois de escolher o modelo adequado para a idade do seu filho ou filha, é necessário começar a estimular a testar o equilíbrio em cima da bicicleta, caminhando e batendo os pés no chão. Tudo isso com a guia do tutor.

Em um segundo momento, as rodinhas de apoio no pneu traseiro podem ajudar bastante, pois não deixam a bicicleta tombar, dão mais estabilidade nas curvas e a criança começa a ter noção de espaço, dirigibilidade com o pedal e também de frenagem.

Contudo, é preciso mostrar as diferenças, por exemplo, da frenagem brusca, que pode gerar desequilíbrio e queda.

É importante não tirar as rodinhas de uma vez. Vá aumentando o ângulo entre ela e o chão. Mesmo altas, elas ainda auxiliam, especialmente em curvas.

Outra dica é o tipo de solo onde se treina. O ideal é começar em terrenos mais planos. Se for assim no quintal de sua casa, ótimo. Outra boa pedida é treinar em pistas de ciclismo em parques.

Já sem a rodinha auxiliar, é preciso ficar atento a quando segurar e soltar a criança na bicicleta. Tem que prestar atenção no momento certo de largar para que as primeiras pedaladas independentes aconteçam. Guiar pelo guidão é uma forma de ensinar a direção, e também como evitar obstáculos.

Com o tempo, só guie pela cintura até que não seja mais preciso auxílio nenhum. Ah, e não se esqueça do capacete para proteger a cabeça, das joelheiras e cotoveleiras, combinado?